06/04/2015

Uma carta para mim, quando for mãe![MARTA LÊ!!!!!!]

Dear (mommy) Me,

agora enquanto lês isto, estás cansada porque já deves levar umas valentes noites mal dormidas...ACORDA! LÊ!

Lembra-te:
[vou pôr género feminino porque tenho esperança que seja a menina em primeiro! LOL ]


1- A tua filha com meses já vai perceber TUDO...por isso não estejas sempre com o "óóó coitadinha...mas ainda é tão pequenina!"

2- Não lhe dês tudo o que ela quer, a ti faltou-te muita coisa e não foi por isso que foste menos feliz...muito pelo contrario...aprendeste a valorizar muito mais as coisas!

3- Se a tua filha começar com a cena de cuspir os sólidos porque prefere papinhas e coisinhas....lembra-te....bastam 2/3 dias de muita paciência e a teimosia passa-lhe logo!!!(não lhe dês nada nos intervalos se ela não comer... não é  isso que a vai matar!!!)

4-  Lembra-te que já trabalhaste em creches...e sabes o quão bem faz a uma criança...o quanto ela desenvolve e torna-se mais sociável...Por isso quanto mais cedo, melhor! Mesmo que só de pensar nisso, desates a chorar...

5- Ralha com ela quando ela fizer asneiras e deixa que os outros também o façam... sabes bem que uma criança ás vezes sabe ser sacaninha... e ela tem que ganhar respeito, não só a ti, como aos outros!

6- Quando o pai ralhar com ela, não sejas o porto de abrigo...(ou vice versa), mantém-te firme ao lado da posição do pai... mesmo que depois mais tarde questiones o pai da sua decisão!

7-  Deixa-a cair, provar e experimentar TUDO!.... Deixa-a conhecer por si própria as coisas que a rodeiam... Mesmo que isso signifique um tombo(zinho), comer areia, levar uma bicada de um pássaro..etc...Deixa-a aprender com os próprios erros!


8- Quando ela tombar, não vás a correr socorre-la... diz-lhe que está tudo bem e para ela se levantar sozinha!!!

9- Por favor... quando ela fizer um ano e meio...certifica-te que ela já provou tudo....NÃO LIGUES AOS MÉDICOS!!!  Dá-lhe ovos, dá-lhe fruta, dá-lhe chocolate, dá-lhe limão....tudo!!!  Lembra-te que com 8 meses comeste a tua primeira feijoada e estás cá para contar a história...

10- OUVE a tua mãe.... Por muito que aches sempre que sabes tudo...NÃO SABES! E a tua mãe criou-vos muitoooooo bem....  OUVE e APRENDE!

11- Não sejas neurótica... POR FAVOR!!!!   Lembra-te que outrora achas algumas mães meio loucas por certas coisas que faziam...NÃO TE TORNES NUMA DELAS!!!

12-   Não deixes os teus filhos baterem, cuspirem, ralharem com ninguém...MUITO MENOS adultos! Dá liberdade a esses mesmos adultos para ralharem com os teus filhos quando necessário!(não fiques zangada com eles...é sempre tudo para o bem dos teus filhos)

13- Põe a tua filha a dormir no quarto dela o quanto antes...de preferência antes de acabar a licença de maternidade... Vai-te custar menos a ti e a ela!!! ACREDITA!!! E tu e o teu marido precisam de tempo para vocês...  Mesmo que para isso tenhas que comprar gadgets tipo câmaras XPTO...Mas põe-na no quarto dela o quanto antes!

14- Não argumentes com os teus filhos até eles terem, pelo menos 5 anos, TU e o teu marido são os adultos, por isso não há espaço para manobras!

15- Não cedas á pressão exterior:" ah, mas eu fiz assim com a minha e resultou, devias experimentar assado porque sim"....TU sabes melhor....E OUVE A TUA MÃE!

16-  Quando estiverem fora de casa ou em casa de alguém, não deixes que sejam os outros a decidirem por ti...TU é que sabes o que é melhor para os teus filhos...e se dizes que não comem X ou Y...não vão comer e pronto!  Mantém a tua posição...basta uma ou duas vezes e as pessoas vão perceber logo!


(to be continued......)

Sem comentários:

Enviar um comentário